Marketing Multinivel – 5 Dicas Importantes para Identificar um Negócio Sério

Frequentemente, nos deparamos com pessoas divulgando seus negócios na internet e utilizando como argumento a seguinte frase: ”Minha Empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede está pagando, portanto, não é uma fraude!”

Será? Neste artigo eu dou a minha contribuição e minha humilde opinião a respeito desse tipo de situação, que é muito comum na área de Internet Marketing, Web Marketing e/ou Network Marketing.

Afinal, se uma empresa X, seja ela de Marketing de Rede e/ou Marketing Multinivel está pagando os seus distribuidores em dia, isso comprova que a mesma é legal perante a lei e/ou sustentável? Será que apenas pagar seus membros torna um negócio legal e sustentável?

5-dicas-importantes-sobre-marketing-multinivel-marketing-de-rede-piramide-esquema-ponzi-
Willy Wonka sobre sua empresa de Marketing Multinivel.

Confira a seguir 5 Quesitos Importantes que toda empresa séria de Marketing Multinivel (MMN) e/ou Marketing de Rede deve cumprir!

 

1. TER UM PRODUTO E/OU SERVIÇO DIFERENCIADO E DE QUALIDADE

De nada adianta você trabalhar com uma empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede se essa empresa não tiver um produto e/ou serviço diferenciado, de qualidade, que vá lhe oferecer valor. Muitas empresas utilizam produtos e/ou serviços de má qualidade para tentar dar um ”ar” de legalidade ao negócio.

Há ainda, algumas empresas que utilizam de produtos e/ou serviços que não tem boa/grande aceitação no mercado, normalmente essas empresas também estão usando estes produtos/serviços apenas para dar um ”ar” de legalidade ao negócio que nada mais é que um ponzi disfarçado.

 

 2. TER UM PLANO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL

Para que uma empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede seja sustentável ela deve ter um plano de negócios bem elaborado, no qual distribua bem a renda em cada ponto do plano de compensação.

Algumas empresas utilizam de planos de negócios extremamente agressivos, incentivando os seus distribuidores a recrutar o maior número de pessoas possível. Não adianta nada uma empresa usar um plano de marketing extremamente agressivo, que paga valores absurdos para você recrutar novos distribuidores se a mesma não tiver um ótimo produto a ser comercializado.

Isso acaba por caracterizar um esquema ponzi disfarçado. Sendo que, algumas empresas, nem sequer se preocupam em camuflar tal esquema mirabolante.

 

3. NÃO SER E/OU NÃO CARACTERIZAR UM ESQUEMA PONZI

Esquemas Ponzi e/ou Madoff são ilegais, conforme texto retirado do Wikipedia:

Um esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, às custas do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro italo-americano Charles Ponzi (ou Carlo Ponzi).

Texto retirado do Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi

Como eu já cheguei a dizer neste artigo, se uma empresa tem um produto e/ou serviço de má qualidade, provavelmente ela é um esquema ponzi disfarçado.

Se uma empresa oferece um produto e/ou serviço de má qualidade e também um plano de compensação agressivo, prometendo pagar valores altos para que você recrute novos distribuidores, ela caracteriza um ponzi.

E se uma determinada empresa não tiver um produto e/ou serviço? E se ela oferecer apenas ganhos através da movimentação de dinheiro?

Simples! É UM ESQUEMA PONZI ESCANCARADO, FUJA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

Poxa, Felipe, então como eu encontro uma empresa séria? Leia o artigo com atenção e terá informações para isso.

 

4. FOCAR OS DISTRIBUIDORES, NO PRIMEIRO MOMENTO, NA QUALIDADE DE SEU PRODUTO

Nenhuma empresa séria de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede tem como foco principal incentivar o recrutamento em massa de novos distribuidores, isso é um ponzi disfarçado.

Uma empresa séria de Marketing Multinivel faz com que os seus distribuidores tenham como principal foco a qualidade de seu produto, o fator recrutar novos distribuidores pro negócio, num primeiro instante, fica em ”segundo plano”.

É claro que isso não é lei quando relacionado ao lado pessoal de cada distribuidor, tendo em vista que cada um pensa de uma forma e que cada um trabalha da forma que acha melhor. Um distribuidor pode não gostar de vender, mas pode gostar de recrutar pessoas pra sua rede criando assim uma renda residual.

Assim como tem também os distribuidores que preferem vender o produto da empresa e deixar o fator de formação de rede em segundo plano ou até fora dos seus planos num primeiro instante.

Eu, particularmente, acho importante mesclar um pouco de cada.

 

5. POSSUIR REGISTRO NOS ÓRGÃOS REGULADORES E/OU ASSOCIAÇÕES

Toda empresa séria de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede tem os seus documentos devidamente regulamentados nos órgãos reguladores do País em que atua.

No Brasil, por enquanto, não temos ainda um órgão que regulamente a atividade de MMN, no entanto, há uma associação que lista empresas tidas como legítimas, esta associação é a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta).

Estar associado a ABEVD não necessariamente é uma garantia de legitimidade e ética (legitimidade e ética não se limita apenas á ter um plano sustentável), mas não deixa de ser um selo de relevância uma vez que (até onde sei) nenhum esquema ponzi chegou a ser associado a ABEVD.

 

Conclusão!

Definitivamente, apenas pagar os seus distribuidores não faz com que a empresa X ou Y seja um negócio de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede legítimo e sustentável. Portanto, devemos analisar muito bem cada item exemplificado neste artigo e, somente após isso, tomar uma decisão.

 

ESTE ARTIGO FOI ÚTIL PARA VOCÊ? COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS E/OU E-MAIL!

 

Perguntas:

  1. Você conhece alguma pessoa que utiliza o argumento: ”Minha Empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede está pagando, portanto, não é uma fraude!”?
  2. Como você reage a este tipo de abordagem?
  3. Quais métodos de análise você utiliza para identificar se uma empresa de Marketing Multinivel/Marketing de Rede é fraude ou não?
  4. Já foi vítima de algum esquema mirabolante?
  5. O que você considera importante ter numa empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede para considerá-la uma empresa séria?

Deixe o seu comentário e conte-nos a sua opinião!

Uma dica extra: Algumas pessoas tem me perguntado qual o curso que recomendo atualmente para quem deseja obter uma renda extra - principal na Internet e fora dela. Aqui está a minha resposta: o curso que recomendo é este aqui.

Fique atualizado!

Receba atualizações, artigos e dicas sobre Marketing Digital e Marketing Multinível (é grátis).

Assine agora!

Leia também

World PreLaunch – O que é? É Fraude? Pirâmide? Funciona?

A World PreLaunch tem feito muito barulho na internet nas últimas semanas e, como venho …

82 comentários

  1. Rafael Santos

    Bom dia Felipe

    Você sabe me dizer alguma coisa sobre a TERAMAG (GRUPO AGUIAS DO SUL), fui convidado por um amigo a fazer parte desse projeto e gostaria de saber sua opinião sobre esse grupo.

    Obrigado.

  2. Natanael de Souza

    Opa Felipe, tudo bom cara?

    Gostei muito do seu artigo, rico em conteúdo de qualidade!
    Parabéns também pelo blog!

    Forte abraço.

  3. Jedson Barbosa de Oliveira

    Felipe gostaria de saber sua opinião sobre a FR PROMOTORA.

  4. Gabriel Luhan

    Olá gostei muito do seu artigo, queria saber oq vc acha do Corpo perfeito direct, pelo q eu analisei é vantajoso pra quem compra para consumo, para revenda e tbm para quem recruta o que vc acha?

  5. Flavio Cruz

    Bom dia, Felipe!

    Gostaria da sua opinião sobre a empresa MMN chamada Click Dreams.

    Att

    Flavio

  6. Elizete Cristina Ribeiro

    Bom dia!

    Gostaria de saber sobre a empresa Águia do Sul /Teramag, parece que eles trabalham com sistema de pirâmides.Gostaria de saber sua opinião.

  7. Jennipher

    Felipe, fiz uma publicação acima da empresa Hinode de Marketing Multinível.
    Gostaria que você mesmo pesquisasse um pouco sobre ela e desse garantia que é algo confiável.
    Desde já digo que estou gostando muito e já se obtém lucro desde o início, pois ao pagar um dos kits, já recebemos os produtos equivalentes ao valor que pagamos.
    Aguardo sua análise.
    Obrigada.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Jennipher, obrigado pela participação!

      Na minha opinião, no que se refere a sustentabilidade do plano de compensação a Hinode é sim uma empresa confiável, resta saber se os produtos são de boa qualidade, mas sobre isso só os distribuidores e clientes finais da empresa podem opinar.

      Abraço!

  8. Nilso

    Muito bom o post. Essas dicas e essencial pra quem ainda não conhece o marketing multinivel.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Nilso, obrigado pela participação.

      Abraço!

  9. Paulo Roberto Pereira

    Boa noite Felipe!

    Gostaria de saber se vc já teve a oportunidade de analisar a empresa Vitalflex que comercializa aparelhos (colchões) da Nipponflex, se o sistema deles é multinível ou pirâmide.

    Abraço.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Paulo, obrigado pela participação!

      Ainda não tive a oportunidade de analisar a VitalFlex, mas se a renda obtida pelos distribuidores através do plano de compensação vier apenas pela venda do produto citado (seja para os próprios distribuidores, seja para o cliente final) é um indicativo (e não um fato) de que a empresa opera em sistema de marketing multinível.

  10. Maysa

    Bom dia Felipe .
    gostei muito do seu artigo .
    Gostaria de saber se você conhece a empresa Resvera Vitta.
    Trabalham com produtos cosmético e suco natural de Uva.
    Eu particularmente gostei muito dos produtos e da forma de marketing da empresa.
    ela chegou agora em minha cidade e região, minha mae já esta envolvida e meu noivo envolvido na Up essência que tbm e ótimo. queria tirar saber mais sobre a resvera Vitta pós me interesso a entrar.
    o que você me diz

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Maysa, obrigado pela participação!

      Ainda não conhecia esta empresa, portanto não posso opinar sobre.

      Fique a vontade para expressar sua opinião sobre os produtos, estrutura e plano de compensação em caso de aderir ao projeto da empresa citada.

      Abraço!

  11. Fatima Carvalho

    Boa noite!

    O que tens a dizer a respeito da FR Promotora??
    Tenho lido bastante sobre, mas não sei bem como funciona e se é confiável!

    Desde já, agradeço!

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Fátima, obrigado pela participação!

      Sobre a FR Promotora, creio que seja uma empresa confiável, ademais é uma empresa que está no mercado há mais de 10 anos e o plano de compensação me parece sustentável (análise rápida).

      Não considero um bom negócio por causa dos produtos oferecidos pela empresa e pelo plano de compensação, que é pouco rentável se comparado com os de outras empresas de MMN.

      Também não aprovo a forma de trabalho de uma parte (talvez a maioria) dos divulgadores da FR Promotora, pois fazem muito SPAM através do campo de comentários aqui do Blog.

      Abraço!

  12. Natália

    Olá Felipe, tudo bem?
    Você teria alguma informação sobre a Nipponflex?
    Obrigada.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Natália, obrigado pela participação!

      O leitor Paulo Roberto Pereira fez uma pergunta semelhante a sua, portanto, vou replicar a resposta:

      Ainda não tive a oportunidade de analisar a NipponFlex, mas se a renda obtida pelos distribuidores através do plano de compensação vier apenas pela venda do produto citado (seja para os próprios distribuidores, seja para o cliente final) é um indicativo (e não um fato) de que a empresa opera em sistema de marketing multinível.

      Abraço!

  13. Thiago

    O que vc acha da Boulevard Monde?

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Thiago, obrigado pela participação!

      A princípio, parece-me uma empresa cujo plano de compensação é agressivo e sustentável.

      Abraço!

  14. Gustavo

    Bom dia Felipe, você conhece o Marketing Multinível da Polishop?
    Seria uma boa escolha? Me convidaram, deram uma introdução sobre a empresa e como funciona, mas gostaria de uma opinião.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Gustavo, obrigado pela participação!

      Recomendo que leia a resposta que direcionei ao comentário da Thaise.

      Abraço!

  15. Milla

    Olá, Felipe!

    Estava pesquisando sobre o tema de MMN e sobre a empresa HINODE, da qual recebi um convite a alguns dias e encontrei o seu blog, que por sinal, é ótimo!
    Estou pesquisando, porque mesmo sabendo que para gerar dinheiro é necessário gastá-lo, não irei colocar uma determinada quantia sem saber se não é golpe.(rsrs)
    Enfim, gostaria de saber se tem alguma opinião referente a empresa HINODE de forma geral.

    Obrigada e aguardo ansiosamente um retorno,

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Milla, obrigado pela participação!

      Sobre a Hinode, recomendo que leia a resposta que direcionei ao comentário da Jennipher.

      Abraço!

  16. Mariana

    Olá Felipe,
    Gostaria de saber se você conhece a Boulevard Monde e qual a sua opnião sobre a empresa.

    Att.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Mariana, obrigado pela participação!

      Sobre a Boulevard Monde, não fiz uma análise detalhada em torno do projeto, mas parece uma boa oportunidade de negócios, haja vista que a empresa é associada a ABEVD, possui vários produtos de grande demanda no mercado ( resta saber se os produtos são de qualidade ) e também um plano de compensação robusto.

      Abraço!

  17. Joseane

    Olá!
    Conhece a Milennium Cesta de Alimentos?
    Qual sua opinião sobre a mesma?
    Abs

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Joseane, obrigado pela participação!

      Não conheço a empresa citada por você, portanto não tenho como opinar sobre a mesma.

      Abraço!

  18. michele

    Ola, sobre a empresa bortoletto o q vc teria a dizer, é confiável?
    E qual seria melhor a ABF OU ABEVD?

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Michele, obrigado pela participação!

      Sobre a Bortoletto, não me parece que seja uma empresa fraudulenta, mas me limito a fazer apenas este comentário, pois não sei muito sobre a empresa.

      Na minha opinião, não há como afirmar que a ABF é melhor que a ABEVD e vise-versa.

      A ABF é uma associação de franchising, já a ABEVD é uma associação de empresas de vendas diretas, portanto, são atividades distintas. É importante que uma empresa de MMN esteja associada a ABEVD, assim como é importante que uma franquia esteja associada a ABF.

      Se uma determinada empresa opta por trabalhar com Marketing Multinível – MMN e franchising, é importante que esta esteja associada tanto á ABEVD quanto á ABF.

      Abraço!

  19. leandro

    ola Felipe gostaria de saber se voce conhece a empresa AKMOS e o que você tem a dizer sobre ela

    att

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Leandro, obrigado pela participação!

      Sobre a Akmos, é uma empresa com dezenas de produtos em nichos de grande demanda e possui um plano de compensação robusto.

      Não conheço a qualidade dos produtos da Akmos, mas partindo do ponto de que sejam de boa qualidade, pode ser uma boa oportunidade de negócio.

      Abraço!

  20. Herbeth Junior

    Amigo pode-me dizer sobre a MS PARIS ? SE É (PONZI) SE ELA É LEGAL .. estou em duvida se entro ou não ! desde já agradeço !

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Herbeth, obrigado pela participação!

      Não posso opinar sobre a MS Paris, pois não conheço os produtos e plano de compensação da empresa.

      Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *