Home / Marketing Multinivel (MMN) / TelexFree é Fraude? Pirâmide? Ponzi? Funciona?

TelexFree é Fraude? Pirâmide? Ponzi? Funciona?

A TelexFree é uma empresa que atua no ramo de telefonia VOIP e promete pagar altos valores aos seus distribuidores para compartilharem anúncios na internet em classificados gratuitos. Neste artigo irei apontar uma reportagem na qual nos é informado que a TelexFree foi denunciada como esquema PONZI para o MPE, Ministério da Fazenda e PF.

A empresa TelexFree vem crescendo bastante nos últimos meses e, consequentemente, o número de pessoas buscando informações sobre este negócio também. Sempre que me perguntam sobre essa empresa eu digo para terem cuidado e não a recomendo. A seguir aponto a reportagem que informa uma acusação do PROCON sobre a TelexFree e, logo em seguida, expresso minha opinião.

TelexFree é Fraude? É Pirâmide? É Ponzi? Como Funciona?

O Trecho abaixo foi retirado da reportagem.

[quote]Um número cada vez maior de consumidores procura o Procon para solicitar informações sobre a empresa Telexfree e sua legitimidade. No momento a Telexfree indica um grande crescimento no estado e após observação do funcionamento da empresa, foram detectados indícios de crimes. Como resultado o órgão encaminhou denúncia ao Ministério Público Estadual, à Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e à Polícia Federal.

Link da reportagem: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/22127-procon-denuncia-telexfree-para-mpe-ministerio-da-fazenda-e-policia-federal.html[/quote]

 

AFINAL, A TELEXFREE É UM ESQUEMA PONZI? FUNCIONA? É FRAUDE?

Não sou eu que estou dizendo que a TelexFree é um Ponzi e sim o PROCON. Portanto se você é distribuidor da empresa nem tente me chamar de invejoso, alienado, dizer que não entendo nada de negócios e blábláblá porque isso não vai funcionar.

Segundo informações da própria reportagem, cada vez mais consumidores procuram o PROCON para solicitar informações sobre a TelexFree e sua legitimidade. Também dizem que após observarem o funcionamento da empresa TelexFree, foram detectados indícios de crimes e, portanto, denunciaram o esquema para o MPE, Ministro da Fazenda e Polícia Federal.

Na minha humilde opinião, realmente a TelexFree tem indícios de esquema ponzi sim, até mesmo porque o plano de Marketing é bastante agressivo e foca mais no recrutamento de novos pro negócio, plano este que é semelhante ao da Multi Click Brasil.

 

 

 

O PRODUTO DA TELEXFREE

Como se não bastasse a TelexFree ter um plano de Marketing que, querendo ou não, caracteriza um esquema ponzi, o produto da empresa também não é nem um pouco vantajoso para os distribuidores, é um produto ”comum”.

E porque digo isso? Muito simples!

Para suportar seu próprio plano de marketing a TelexFree precisaria atuar num bom nicho de mercado e ter um produto mais vantajoso, com maior aceitação e procura no mercado, um produto de mais valor, o que não é o caso.

 

A TELEXFREE É UM NEGÓCIO LEGALIZADO?

Depende do que você considera como legalizado.

A TelexFree possui CNPJ e até onde sei paga seus impostos em dia, assim como também paga os seus distribuidores em dia, mas aí vem a pergunta…

O fato de uma empresa de Marketing Multinível e/ou Marketing de Rede ter CNPJ, estar pagando impostos e também estar pagando seus distribuidores em dia faz dela uma empresa legalizada, séria, ética e sustentável? NÃO!

Temos como exemplo recente a Mister Colibri, que também tinha o plano de marketing semelhante ao da TelexFree, também tinha CNPJ, também pagava impostos, também tinha seus distribuidores a defendendo loucamente e, mesmo assim, foi fechada pelo governo!

Atualização [30/01/2013]! Chegou até o meu conhecimento um vídeo de um divulgador da TelexFree no YouTube, no qual o mesmo demonstra estar indignado e demonstra o que está acontecendo com ele na empresa.

Vídeo 1:

 (Após resolver sua questão com a TelexFree, o rapaz optou, até então, por deixar o vídeo como privado, porém ele postou mais alguns vídeos, os quais você poderá conferir adiante.)

Este mesmo rapaz do vídeo acima afirma ter feito 3 mil panfletos para divulgar a TelexFree e ter vendido o seu carro para entrar na empresa entre ouras coisas e afirma que eles não resolvem o problema da conta dele e muito menos devolvem seu dinheiro, ele também já disse ter feito reclamações no site reclame aqui, afirma ter enviado vários e-mail’s para a empresa e pelo que me parece ainda nada foi resolvido, o rapaz está literalmente indignado com esta situação.

Atualização [10/02/2013]! Parece que o rapaz teve sua situação ”resolvida”, ele resolveu cair fora da empresa TelexFree após a empresa ter devolvido o dinheiro que ele investiu no esquema. Creio que isso ocorreu pelo fato de que a denúncia feita por ele gerou grande repercussão na internet e, como o pessoal da TelexFree não é bobo, acabaram por devolver o montante do rapaz. Ele também deixou alguns vídeos expressando sua opinião sobre a TelexFree, um deles eu resolvi colocar aqui no Blog, conforme você poderá conferir a seguir.

PROMOTORA AFIRMA QUE O NEGÓCIO TELEXFREE É ARRISCADO

*O vídeo foi removido pela pessoa que o postou (que no caso não é o autor deste Blog), portanto não é possível acessá-lo através deste Artigo.*

  ”TELEXFREE O RISCO DA PIRÂMIDE FINANCEIRA”

”TELEXFREE 2013 NA MIRA DO PROCON, MINISTÉRIO PÚBLICO E POLÍCIA FEDERAL”

Importante! O rapaz do vídeo acima não sou eu, somos apenas xarás.

Quero deixar claro que o que é dito no vídeo acima é opinião do rapaz que o fez, apenas postei aqui o vídeo com a intenção de trazer mais informações em torno da TelexFree, eu concordo com algumas coisas que ele diz e discordo de outras, portanto, não considerem como minha opinião a opinião que é exposta por ele no vídeo. É possível sim ganhar dinheiro com o Marketing Multinível e/ou Marketing de Rede, mas são pouquíssimas as empresas que vale a pena dedicar e trabalhar forte e, definitivamente, a TelexFree não é uma dessas empresas.

PROCON EMITE NOTA NA QUAL DESMENTE A EMPRESA TELEXFREE

TelexFree é fraude? Funciona? É sustentável? Bom negócio?

Como você pode observar, a TelexFree e/ou alguns de seus divulgadores vinham de fato afirmando que o PROCON aprova a legalidade da empresa, e não é o que acontece. A TelexFree ainda está sob investigação do PROCON e, pelo que observo, eles (empresa), após o PROCON abrir esta investigação, estão tentando fazer com que o negócio aparente ser sustentável. O que podemos fazer é aguardar o desenrolar da investigação.

E caso você ainda não tenha entrado pro negócio TelexFree, a única recomendação que tenho a lhe fazer é: Tome cuidado!

 

Link para a reportagem: http://agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/geral/22589-nota-de-esclarecimento-procon.html

 

CONCLUSÃO

A TelexFree será fechada pelo governo? Não sei, não sabemos, vamos aguardar o desfecho da acusação e só o governo poderá decidir o que fazer ou não com a empresa.

Porém, uma coisa é certa…

A TelexFree pode até ter CNPJ, a TelexFree pode até estar pagando impostos ao governo, a TelexFree pode até estar pagando seus distribuidores em dia, mas nem por isso a TelexFree é um negócio 100% legal e sustentável.

 

NOTA IMPORTANTE

*Não estou aqui para desmotivar ninguém e muito menos para acusar a empresa TelexFree ou seus distribuidores do que quer que seja, fiz este artigo apenas com o intuito de informar as pessoas sobre o que está a acontecer no mercado de Marketing de Rede e/ou Marketing Multinível Brasileiro e também opinar sobre tal.

Tenho de deixar claro aqui que nem todo negócio de MMN é fraude, ilegal, ponzi e/ou insustentável.

 

VOCÊ GOSTOU DESTE ARTIGO? COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

 

Uma dica extra: Algumas pessoas tem me perguntado qual o curso que recomendo atualmente para quem deseja obter uma renda extra - principal na Internet e fora dela. Aqui está a minha resposta: o curso que recomendo é este aqui.

Fique atualizado!

Receba atualizações, artigos e dicas sobre Marketing Digital e Marketing Multinível (é grátis).

Assine agora!

Leia também

Importar Produtos para o Brasil Legalmente

Vale a pena comprar o curso Importando com Sucesso?

Antes de tudo, é preciso esclarecer o seguinte: o Importando com Sucesso não oferece uma ...

61 comentários

  1. FELIPE MARQUES

    ÓLÁ, BOA TARDE !
    VENHO ESTUDANDO UMPOUCO SOBRE O MERCADO MMN. E MUITAS DELAS É PELO SEU SITE QUE MIM PASSA ÓTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A MESMA. TENHO VISTO QUE VC DIZ QUE TEM MUITA EMPRESAS MMN A QUAIS SÃO LEGAIS E QUE PODERIAM SER INVESTIRDOS SEMNENHUM PROBLEMA. RESUMINDO. GOSTARIA DE SABER QUAL SITE E FRANQUIAS MMN A QUAIS REALMENTE VALEM A PENA INVESTIR SEM NEHUM PREOCUPAÇÃO DE FRAUDE. FICO NO AGUARDO, CORDIALMENTE : FELIPE MARQUES

  2. Francicleudo

    Vendo tudo isso só tenho a dizer que o produto que eles oferecem realmente é fraco nunca consegui usar o seu voip. Mas um amigo me cadastrou e pagou por mim, só assim aceitei, para experimentar.
    Não tentei recrutar ninguém, porém os anúncios eu estou postando e recebendo corretamente por isso.

  3. João Victor

    Código de Ética dos Vendedores Diretos e entre Empresas

    3.3 DENEGRIMENTO
    A empresa não deve denegrir e nem aprovar de forma alguma que o vendedor direto a ela
    relacionado denigra os produtos, os planos de venda e de marketing ou qualquer outro atributo de
    outra empresa.
    (abevd.org.br/downloads/codigo_conduta_2009.pdf)

    Quero deixar claro que não trabalho para a telexfree, mas só não acho justo um web marketing denegrir a imagem de uma empressa concorrente que tem, a princípio, os mesmos métodos de divulgação do seu produto. Alias, apenas 5% da frota nacional de veículos tem rastreadores. Não vejo como um produto muito forte no mercado também.

    • Olá João!

      Quando publiquei este artigo sobre a TelexFree eu não estava vinculado a empresa que estou atualmente.

      Quanto ao rastreador ser ou não um produto que tenha mercado no Brasil discordo de você, até mesmo porque a BBOM não trabalha apenas com rastreadores veiculares.

      Abraço!

  4. Fonseca

    Bom demais esses debates sobre o que é legal ou não, sabemos que o maior sistema de Ponzi que existe até hoje é o sistema financeiro, principalmente os bancos que se parar de entrar clientes e dinheiro diário quebra como qualquer empresa de MMN. Eu vejo isso tudo como uma nova era de circulação de dinheiro, onde as pessoas pegam dinheiro com banco e pagam os juros, investem nessas empresas de marketing digital e depois depositam os seus ganhos no banco de novo, movimentam o comércio com a compra de bens e que por sua vez geram mais empregos para o povo. Essa desconfiança é normal, assim aconteceu no passado quando criaram os bancos, o bom é que as pessoas podem mudar de opinião assim a qualquer hora, foi assim comigo e vai ser para outras pessoas, o importante é ser feliz e aberto ao novo. Um novo tempo!

  5. Vanilson Mazza

    Muito bom, com esta publicação eu concordo com você, pois eu fui convidado para entrar para a telexfree também, porem pesquisei muito sobre ela e vi que ela não era sustentável, pois nunca vi alguém usando o voip, e para sustentar tantas pessoas que estavam entrando no esquema,a venda deste produto deveria ser abundante não acha?

  6. Charles C. Jeolás

    Oi!

    E aí Felipe?
    Curti sua matéria, no início achei ligeiramente tendenciosa mas nos comentários gostei da sua postura neutra sobre a TelexFREE!

    Gostaria de saber a sua opinião atualmente! ^^

    Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>