Marketing Multinivel – 5 Dicas Importantes para Identificar um Negócio Sério

Frequentemente, nos deparamos com pessoas divulgando seus negócios na internet e utilizando como argumento a seguinte frase: ”Minha Empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede está pagando, portanto, não é uma fraude!”

Será? Neste artigo eu dou a minha contribuição e minha humilde opinião a respeito desse tipo de situação, que é muito comum na área de Internet Marketing, Web Marketing e/ou Network Marketing.

Afinal, se uma empresa X, seja ela de Marketing de Rede e/ou Marketing Multinivel está pagando os seus distribuidores em dia, isso comprova que a mesma é legal perante a lei e/ou sustentável? Será que apenas pagar seus membros torna um negócio legal e sustentável?

5-dicas-importantes-sobre-marketing-multinivel-marketing-de-rede-piramide-esquema-ponzi-
Willy Wonka sobre sua empresa de Marketing Multinivel.

Confira a seguir 5 Quesitos Importantes que toda empresa séria de Marketing Multinivel (MMN) e/ou Marketing de Rede deve cumprir!

 

1. TER UM PRODUTO E/OU SERVIÇO DIFERENCIADO E DE QUALIDADE

De nada adianta você trabalhar com uma empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede se essa empresa não tiver um produto e/ou serviço diferenciado, de qualidade, que vá lhe oferecer valor. Muitas empresas utilizam produtos e/ou serviços de má qualidade para tentar dar um ”ar” de legalidade ao negócio.

Há ainda, algumas empresas que utilizam de produtos e/ou serviços que não tem boa/grande aceitação no mercado, normalmente essas empresas também estão usando estes produtos/serviços apenas para dar um ”ar” de legalidade ao negócio que nada mais é que um ponzi disfarçado.

 

 2. TER UM PLANO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL

Para que uma empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede seja sustentável ela deve ter um plano de negócios bem elaborado, no qual distribua bem a renda em cada ponto do plano de compensação.

Algumas empresas utilizam de planos de negócios extremamente agressivos, incentivando os seus distribuidores a recrutar o maior número de pessoas possível. Não adianta nada uma empresa usar um plano de marketing extremamente agressivo, que paga valores absurdos para você recrutar novos distribuidores se a mesma não tiver um ótimo produto a ser comercializado.

Isso acaba por caracterizar um esquema ponzi disfarçado. Sendo que, algumas empresas, nem sequer se preocupam em camuflar tal esquema mirabolante.

 

3. NÃO SER E/OU NÃO CARACTERIZAR UM ESQUEMA PONZI

Esquemas Ponzi e/ou Madoff são ilegais, conforme texto retirado do Wikipedia:

Um esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, às custas do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro italo-americano Charles Ponzi (ou Carlo Ponzi).

Texto retirado do Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi

Como eu já cheguei a dizer neste artigo, se uma empresa tem um produto e/ou serviço de má qualidade, provavelmente ela é um esquema ponzi disfarçado.

Se uma empresa oferece um produto e/ou serviço de má qualidade e também um plano de compensação agressivo, prometendo pagar valores altos para que você recrute novos distribuidores, ela caracteriza um ponzi.

E se uma determinada empresa não tiver um produto e/ou serviço? E se ela oferecer apenas ganhos através da movimentação de dinheiro?

Simples! É UM ESQUEMA PONZI ESCANCARADO, FUJA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

Poxa, Felipe, então como eu encontro uma empresa séria? Leia o artigo com atenção e terá informações para isso.

 

4. FOCAR OS DISTRIBUIDORES, NO PRIMEIRO MOMENTO, NA QUALIDADE DE SEU PRODUTO

Nenhuma empresa séria de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede tem como foco principal incentivar o recrutamento em massa de novos distribuidores, isso é um ponzi disfarçado.

Uma empresa séria de Marketing Multinivel faz com que os seus distribuidores tenham como principal foco a qualidade de seu produto, o fator recrutar novos distribuidores pro negócio, num primeiro instante, fica em ”segundo plano”.

É claro que isso não é lei quando relacionado ao lado pessoal de cada distribuidor, tendo em vista que cada um pensa de uma forma e que cada um trabalha da forma que acha melhor. Um distribuidor pode não gostar de vender, mas pode gostar de recrutar pessoas pra sua rede criando assim uma renda residual.

Assim como tem também os distribuidores que preferem vender o produto da empresa e deixar o fator de formação de rede em segundo plano ou até fora dos seus planos num primeiro instante.

Eu, particularmente, acho importante mesclar um pouco de cada.

 

5. POSSUIR REGISTRO NOS ÓRGÃOS REGULADORES E/OU ASSOCIAÇÕES

Toda empresa séria de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede tem os seus documentos devidamente regulamentados nos órgãos reguladores do País em que atua.

No Brasil, por enquanto, não temos ainda um órgão que regulamente a atividade de MMN, no entanto, há uma associação que lista empresas tidas como legítimas, esta associação é a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta).

Estar associado a ABEVD não necessariamente é uma garantia de legitimidade e ética (legitimidade e ética não se limita apenas á ter um plano sustentável), mas não deixa de ser um selo de relevância uma vez que (até onde sei) nenhum esquema ponzi chegou a ser associado a ABEVD.

 

Conclusão!

Definitivamente, apenas pagar os seus distribuidores não faz com que a empresa X ou Y seja um negócio de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede legítimo e sustentável. Portanto, devemos analisar muito bem cada item exemplificado neste artigo e, somente após isso, tomar uma decisão.

 

ESTE ARTIGO FOI ÚTIL PARA VOCÊ? COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS E/OU E-MAIL!

 

Perguntas:

  1. Você conhece alguma pessoa que utiliza o argumento: ”Minha Empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede está pagando, portanto, não é uma fraude!”?
  2. Como você reage a este tipo de abordagem?
  3. Quais métodos de análise você utiliza para identificar se uma empresa de Marketing Multinivel/Marketing de Rede é fraude ou não?
  4. Já foi vítima de algum esquema mirabolante?
  5. O que você considera importante ter numa empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede para considerá-la uma empresa séria?

Deixe o seu comentário e conte-nos a sua opinião!

Uma dica extra: Algumas pessoas tem me perguntado qual o curso que recomendo atualmente para quem deseja obter uma renda extra - principal na Internet e fora dela. Aqui está a minha resposta: o curso que recomendo é este aqui.

Fique atualizado!

Receba atualizações, artigos e dicas sobre Marketing Digital e Marketing Multinível (é grátis).

Assine agora!

Leia também

World PreLaunch – O que é? É Fraude? Pirâmide? Funciona?

A World PreLaunch tem feito muito barulho na internet nas últimas semanas e, como venho …

82 comentários

  1. rafael

    Felipe bom dia,

    vc conhece uma empresa relativamente nova de MMN chamada WINNER MANAGER?

    O que sabe sobre ela… será que é fraude também? (ponzi).

    estou lendo sobre ela e gostaria da sua opinião.

    obrigado

    • Olá Rafael.

      Então, eu conheço sim a Winner Manager e cheguei a analisar mais afundo a proposta deles.

      Cheguei até a iniciar um artigo sobre essa empresa, porém acabei decidindo por não terminá-lo e publicá-lo porque até mesmo eu achei um pouco confuso essas frescuras de Easy Statioin, BT Station e derivados e isso provavelmente iria confundir também os leitores do Blog.

      Na minha humilde opinião, não é um bom negócio pelo fato de que o plano de marketing é semelhante ao de outras duas empresas que estão atuando no mercado e são insustentáveis, caracterizando um esquema ponzi.

      A proposta até que é interessante, né? Ganhar Dinheiro testando jogos…Quem não gostaria de ter um trabalho assim? Hehehe…

      Eu analisei bastante esse negócio e cheguei a conclusão de que o sistema deles é insustentável até o momento que escrevo esta resposta. Inclusive alguns distribuidores já assumem isso, mas dizem que a empresa está fazendo de tudo para tornar o negócio sustentável e, dizem até que isso vai acontecer.

      Não estou aqui pra dizer que vai se tornar sustentável e nem que não vai pois isso quem pode fazer é apenas a empresa.

      Eu acho que não é tão fácil assim tornar um negócio como este sustentável porque os jogos que eles oferecem são em Flash e, jogos assim, são encontrados aos milhões na internet e em grande maioria são grátis. Já cheguei a cogitar a possibilidade deles estarem usando jogos gratuitos da própria internet no sistema deles uma vez que existem milhares/milhões deles mas, não tenho como provar isso até mesmo porque não aprofundei minha análise sobre a empresa neste sentido.

      Acho que algumas perguntas importantes devem ser feitas em relação ao negócio da Winner Manager.

      1 – Será que os jogadores pagam mesmo para continuar jogando os games oferecidos pela empresa? Se sim, quantos pagam? São poucos ou muitos?
      2 – O dinheiro usado para pagar os distribuidores ativos do sistema são em sua maioria advindos da entrada de novos distribuidores ou da movimentação de produtos?
      3 – Os produtos oferecidos pela empresa arrecadam dinheiro o suficiente para pagar os distribuidores sem que a empresa tenha de usar dinheiro da entrada de novos no negócio?

      Espero que tenha contribuído.

      Abraço!

  2. Boa tarde Felipe,

    você conhece a Hinode…

    Estou muito interessado nesta empresa de MMN, creio que tenha um plano e sustentável, além de ótimos produtos.

    O que me diz?

    • Olá Isac.

      Obrigado por participar.

      Sobre a Hinode, não posso afirmar nada por enquanto porque essa empresa chegou ao meu conhecimento há poucos dias e ainda não tive disponibilidade para analisá-la.

      Se ela tiver bons produtos e um plano de compensação justo pode ser uma boa.

      Abraço!

      • Josiel Lopes

        Boa tarde Felipe Viana, eu tambem estou com algumas duvidas sobre a Hinode,ja tive varias propostas,se souber de algo ilegal,alguma informação recente pode mandar para meu E-mail,estará me ajudando bastante! Abraço!

        • Felipe Viana (Autor do Blog)

          Olá Josiel, obrigado pela participação!

          Pode deixar, se souber de algo lhe informo via e-mail.

          Abraço!

  3. Douglas

    Mona-Vie, ela Esta entre as 4 empresas que faturarão o seu primeiro Bilhão em menos tempo, só perdeu para o Google Fedex e recentemente um outra empresa conseguiu o feito mas não me lembro qual.

    Teria alguma Opinião formada sobre ela eu sou Executivo Bronze desta empresa e adoraria ouvir sua Analise. grato.

    Douglas Pastorelli

    • Olá Douglas.

      A Monavie não é o tipo de empresa que me agrade a ponto de desenvolver um trabalho forte de vendas de produtos e formação de equipe. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que seja uma empresa ruim para se trabalhar. Isso vai de cada um, o que pode ser bom para mim pode não ser para você e vise-versa.

      O que recomendo é que analise bem se você tem boas possibilidades de crescimento e formação de equipe dentro do negócio e tire sua própria conclusão.

      Abraço!

  4. Claudia

    Felipe, boa tarde!

    O que pode me dizer da empresa ALIVE MATRIX?

    Aguardo sua resposta!

    • Olá Claudia.

      Então, a Alive Matrix é uma empresa a qual eu ando analisando a algum tempo, portanto não tenho ainda uma opinião definitiva sobre a oportunidade, isso porque o negócio tem alguns detalhes que requerem uma análise mais cuidadosa sobre a sustentabilidade do mesmo.

      Na minha humilde opinião, sobre o que eu analisei até aqui, a empresa ainda não tem um serviço/produto com uma qualidade e/ou retorno o suficiente pra que eu a indique para as pessoas, porém, observando o plano de compensação deles eu posso chegar a conclusão de que é uma empresa que tem mais sustentabilidade que a TelexFree e a Multi Click Brasil por exemplo.

      Venho observando também que eles estão efetuando algumas alterações no plano de negócios, que segundo os líderes da empresa e a própria empresa são para defender o dinheiro dos honestos, ou seja, tornar o sistema sustentável e afastar as pessoas que não gostam de trabalhar do negócio. Creio eu que sim, é possível ter um sistema como o da Alive Matrix que seja sustentável, porém a empresa deve ter em seu plano de compensação uma matemática exata, juntamente com alguns detalhes que fazem a diferença na sustentabilidade do negócio, e também tomar uma série de cuidados para se proteger de determinadas situações.

      O que eu recomendo é que analise bem a proposta deles, analise a sustentabilidade do projeto e, após isso, tire sua própria conclusão.

      Espero ter contribuído.

      Abraço!

  5. cosme de melo

    Olá, Felipe:

    O que vc acha da CIAOCSN? para mim ela é muito parecida com a TELEXFREE.
    E sobre a BBOM? Será que existe o rastreador?
    Será que funciona?
    Abraços.
    Cosme de Melo

    • Olá Cosme.

      A CIAOCSN é uma das empresas que está na minha lista para serem analisadas, ainda não posso me pronunciar sobre tal pois nem sequer tenho conhecimento do Plano de Compensação da mesma. Mas caso se refira ao quesito produto, não acho que seja parecido com o da TelexFree, apesar de ainda não poder afirmar isso com 100%, ao pouco que eu pude observar até aqui, os produtos da CIAOCSN são muito mais úteis que os da TelexFree.

      Sobre a BBOM, é uma empresa que estou analisando, a princípio o Plano de Compensação deles era nos mesmos moldes da TelexFree e Multi Click Brasil, mas recentemente mudaram algumas coisas e terei que prolongar um pouco minha análise para só depois tirar minha conclusão e poder me pronunciar. Creio eu que exista sim o rastreador, pois a empresa por trás do fornecimento do mesmo já tem um bom tempo de mercado e segundo informações midiáticas é uma das maiores empresas de rastreadores do Brasil.

      Certamente esse é mais um ponto que irei colocar na pauta de análise sobre a BBOM. Caso o rastreador seja o que dizem ser, ou seja, caso o rastreador da BBOM tenha a qualidade que é divulgada pelos afiliados/distribuidres, certamente será um ponto para a empresa em relação aos concorrentes, pois a TelexFree utiliza VOIP, que convenhamos, não é um produto tão palpável.

      Já a MTB utiliza de uma mescla de produtos que envolve Compartilhamentos de Anúncios no Facebook e alguns outros produtos que na minha humilde opinião não são o suficiente para dar sustentabilidade ao negócio.

      Assim que eu tirar minha conclusão irei responder esse comentário novamente e/ou irei criar um novo Artigo apenas para analisar a proposta da BBOM.

      Abraço!

    • Olá Cosme.

      Conforme prometido, aqui está o Artigo sobre a BBOM: http://blog.dinheirolucrar.com/

      Abraço!

  6. Bons Negócios na Internet

    É importante ter todo o cuidado pra não cair em golpes e esquemas, mas mesmo entre negócios legítimos é necessário buscar o que é mais adequado às necessidades do empreendedor. Parabéns pelo blog!

    • Olá.

      Obrigado pelo elogio.

      De fato, é de suma importância que busquemos sempre as melhores informações para selecionar os projetos que mais se adequem as nossas necessidades como empreendedores, mesmo em negócios legítimos!

      Abraço!

  7. Shinji

    Já tentei alguns marketings multiníveis e no momento estou analisando a multiclick gostaria de sua ajuda e também sua opinião sobre o marketing da UP! Essência

    • Olá Shinji.

      Tudo depende de como você consegue trabalhar no Marketing Multinível.

      Creio eu que as pessoas procuram negócio como o da Multi Click Brasil por não terem facilidade de formarem grandes redes e/ou vender produtos físicos.

      Não recomendo a Multi Click Brasil, mas não pelos valores que eles pagam e sim por considerar que, pelo menos por enquanto, não trata-se de um negócio sustentável.

      Também não recomendo a Up! Essência, mas no caso da Up! Essência é diferente, pois trata-se de um negócio sustentável, com produtos físicos e palpáveis. Os motivos pelos quais não recomendo a Up! Essência são outros, os quais não vem ao caso.

      Se você for do tipo de pessoas que consegue formar rede ou vender produtos, e estiver entre essas duas empresas, recomendo que vá pela Up! Essência.

      Caso você tenha dificuldade de formar rede e/ou vender produtos físicos e queira arriscar num projeto que pode lhe proporcionar ganhos mesmo sem formar redes e/ou vender produtos físicos, faça a Multi Click, mas por sua conta e risco, pois de fato não é um projeto que tem a sustentabilidade que deveria (pelo menos até então).

      Abraço!

      • Olá Felipe, boa noite.

        Certo tempo atrás enquanto buscava informações sobre a Hinode eu pedi sua visão sobre este negócio. Não sei se vc buscou conhecê-la melhor, porém eu fui a fundo e acabei entrando no negócio, que por sinal é muito bom, tanto que estou prestes a inaugurar um CD (Centro de Distribuição) da empresa na minha cidade.
        Um investimento alto, entretanto altamente lucrativo e viável.

        um abraço.

        • Olá Isac.

          Parabéns pelo CD (Centro de Distribuição), busquei mais informações sobre a Hinode sim, apesar de não me aprofundar muito eu pude perceber que trata-se de uma empresa séria e sólida no mercado.

          Desejo-lhe sucesso em sua jornada!

          Abraço!

      • Hudson

        Olá Felipe.
        Em relação a pergunta do Shinji, gostaria de perguntar sobre os fatores que vc citou logo _”Os motivos pelos quais não recomendo a Up! Essência são outros, os quais não vem ao caso”_ Entou querendo entrar nesse negócio e estou estudando muito sobre a empresa porem tenho dúvidas ainda, pois tudo é novo pra mim. E com esse “motivos” citado acima fiquei meio em duvida. Poderia me judar e explicar mais sobre os contras da Up! Essências.
        Abraço.

        • Olá Hudson!

          De forma resumida, não recomendo a empresa Up! Essencias por considerar a empresa anti-ética.

          Quando tomei conhecimento sobre algumas atitudes do corporativo da empresa fiquei meio na dúvida se a informação era de fato procedente ou não, pois soava meio absurdo, mas cada vez mais fui recebendo mais informações desse tipo e todas eram sempre de distribuidores e/ou ex-distribuidores da Up! Essencias…

          A Up! tem uma grande estrutura e certamente é uma das maiores empresas de Marketing de Rede e/ou Marketing Multinível do Brasil, mas nem por isso considero como uma boa empresa para trabalhar pelos motivos que citei acima ( de forma muito resumida ).

          De forma ainda mais resumida: Falta ética e moral da empresa para com os distribuidores.

          Abraço!

  8. Emanuelle

    Olá Felipe.
    Tenho muita vontade de em marketing multinível,mais,ainda não conheço nada sobre o assunto,será que você poderia me mostrar alguma confiável.desde já agradeço!
    abraço

  9. Angela

    Gostaria de saber se você conhece algo sobre a Dinastia Soluções Financeiras. Ao que me parece é uma das mais sérias no MMN e já existe há 18 anos no Brasil.. Posso estar enganada?

  10. Juliana Garcia de Freitas

    Olá Felipe,você viu o vídeo institucional da Telexfree ? Tem aquele jornalista renomado…O Celso de Freitas…o que você acha ? Tem alguma opinião formada sobre o assunto?

    • Olá Juliana!

      Já vi sim o vídeo institucional da TelexFree com o Celso Freitas. Creio que esse vídeo tenha sido lançado como uma jogada de Marketing da TelexFree para passar a imagem de que é uma empresa séria.

      Na minha opinião a TelexFree não é uma fraude ou golpe, mas não é sustentável (até o presente instante), portanto, não recomendo.

      Abraço!

  11. Carlos Barozzi Ponzi

    Felipe…adorei o que falou da Bbom. Mas você poderia falar ainda…um pouquinho mais sobre a Sustentabilidade do negócio? To pensando em entrar também.

    • Jeanine Stiflerr

      Melhores comentários da Bbom.Parabéns!Você acha que pode durar bastante tempo a Bbom ? Será que esse mercado de rastreadores não ficará saturado com o passar do tempo ?

      • Jeanine, o uso de Rastreadores Veiculares passa a ser obrigatório a partir do ano atual, portanto, é inviável que este mercado fique saturado. Isso fora o fato de que a BBOM não tem apenas Rastreadores Veiculares como produto.

        Espero ter contribuído.

    • Olá!

      É simples!

      No Pacote Bronze, você adquire 4 rastreadores, na qual 3 a BBOM comodata (aluga) por conta própria e 1 fica para uso pessoal do Habilitador. No Pacote Bronze você recebe R$160 mensais.

      No Pacote Prata, você adquire 12 rastreadores, na qual 11 a BBOM comodata (aluga) por conta própria e 1 fica para uso pessoal do Habilitador. No Pacote Bronze você recebe R$480 mensais.

      No Pacote Ouro, você adquire 20 rastreadores, na qual 19 a BBOM comodata (aluga) por conta própria e 1 fica para uso pessoal do Habilitador. No Pacote Bronze você recebe R$800 mensais.

      E porque a BBOM consegue comodatar todos esses equipamentos no mercado por conta própria? Mais simples ainda!

      A BBOM é uma divisão da UNEPXMIL, que é a segunda maior franqueadora a nível nacional, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Atualmente a UNEPXMIL possui 1795 franquias espalhadas pelo Brasil.

      Espero ter contribuído.

  12. Marcio Miura

    Olá Felipe
    Gostaria que você analisasse esta empresa aqui:
    Universal Private Banking
    Abraços

  13. Thaise

    Olá Felipe, tudo bom?
    Acabo de me cadastrar na Polishop.com.vc
    Eu realmente acredito na potencia desta marca, mas fiquei receosa com o fato de eles focarem mais em ter mais membros do que nas vendas. Sei que metade do ano vem coisas novas, e uma delas é o foco nas vendas (talvez ao pesquisar você ainda não encontre nada sobre isso, por isso estou te fornecendo esta informação). Gostaria da sua opinião a respeito do novo canal de MMN da Polishop, visto que ela é uma empresa 100% brasileira, multi canal e nos disponibiliza diversas formas de ganhos. Grata!

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Thaise, obrigado pela participação!

      Sobre a Polishop, é uma empresa com grande estrutura e presença no mercado.

      A princípio, o único contra que tenho em relação a Polishop é justamente o fato de que a própria empresa já faz campanhas massivas de divulgação de seus produtos e, por isso, creio que o potencial de retorno para os distribuidores do canal de MMN acaba sendo prejudicado.

      Abraço!

  14. Lillian

    Ola Boa tarde!
    estava analisando seu blog e achei muito bom mesmo. Eu trabalho com MMN a algum tempo com a Forever Living Produts, Gostaria de saber se você a conhece e qual a sua opinião sobre o trabalho dela?
    Obrigada!

  15. claudinete

    ola Felipe, gostaria de saber se vc ja tem alguma opinião sobre a Dinastia?

  16. Adélia

    Olá Felipe, gostaria de saber se já tem uma posição sobre a Hinode Cosméticos?

  17. Saulo Da Rós

    Olá Felipe, nas suas recomendações você disse para ver o cadastro da empresa na ABEDV, porém não encontrei a BBOM no site da Associação, isso já diz que a BBOM não é confiável?

  18. Renato Nora Junior

    Gostei de suas observações!

    Num é por que a empresa paga em dia que necessariamente ela é uma empresa idônea.

    Abraços!

  19. Claudia

    Gostaria de saber por q vc nao acha muito bom o marketing da up essencias.

  20. Carlos Filho

    Diga-nos uma boa empresa na sua opinião!

    obrigado

  21. Juliana

    Olá Felipe,
    Estou lendo alguns artigos seus. E os dois artigos que escreveu sobre a multiclick me fez mudar de idéia e nao vou mais aderir ao negocio.
    Gostaria de saber sua opinião a respeito da Mary Kay. Estou a 8 meses na empresa e convencida de que é um negócio bom e sustentável. Andei pesquisando e nao encontro analises criticas sobre a empresa. Por isso gostaria da sua opiniao de especialista a respeito dela. O que vc acha do modelo de negocio deles?

  22. KEILA

    Bom dia Felipe
    Então vc sabe me dizer alguma coisa sobre a TERAMAG (GRUPO AGUIAS DO SUL)

    A GENTE GANHA A PARTIR DE RECRUTAS DE PESSOAS
    E A PESSOA SE TORNA USUARIO DO PRODUTO TERAMAG

    SABE ME DIZER ALGO
    OBRIGADA

  23. marcus vinicius

    Com relação a Winner Mannager meu irmão acabou de levar uma volta de R$ 3.800,00 ela está devendo a muitos afiliados .Não caiam nessa fraude

  24. Eduardo

    Olá Felipe, gostaria de saber na sua opinião, qual é a empresa de MMN que oferece maior segurança e rentabilidade entre todas que tem analizado até agora.

    Um abraço.

  25. IESLEY

    Olá felipe gostaria de saber se vc conheçe a maxtracard,também atua no multinível, o que me diz dela? grato!!!

  26. Rafael Santos

    Bom dia Felipe

    Você sabe me dizer alguma coisa sobre a TERAMAG (GRUPO AGUIAS DO SUL), fui convidado por um amigo a fazer parte desse projeto e gostaria de saber sua opinião sobre esse grupo.

    Obrigado.

  27. Natanael de Souza

    Opa Felipe, tudo bom cara?

    Gostei muito do seu artigo, rico em conteúdo de qualidade!
    Parabéns também pelo blog!

    Forte abraço.

  28. Jedson Barbosa de Oliveira

    Felipe gostaria de saber sua opinião sobre a FR PROMOTORA.

  29. Gabriel Luhan

    Olá gostei muito do seu artigo, queria saber oq vc acha do Corpo perfeito direct, pelo q eu analisei é vantajoso pra quem compra para consumo, para revenda e tbm para quem recruta o que vc acha?

  30. Flavio Cruz

    Bom dia, Felipe!

    Gostaria da sua opinião sobre a empresa MMN chamada Click Dreams.

    Att

    Flavio

  31. Elizete Cristina Ribeiro

    Bom dia!

    Gostaria de saber sobre a empresa Águia do Sul /Teramag, parece que eles trabalham com sistema de pirâmides.Gostaria de saber sua opinião.

  32. Jennipher

    Felipe, fiz uma publicação acima da empresa Hinode de Marketing Multinível.
    Gostaria que você mesmo pesquisasse um pouco sobre ela e desse garantia que é algo confiável.
    Desde já digo que estou gostando muito e já se obtém lucro desde o início, pois ao pagar um dos kits, já recebemos os produtos equivalentes ao valor que pagamos.
    Aguardo sua análise.
    Obrigada.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Jennipher, obrigado pela participação!

      Na minha opinião, no que se refere a sustentabilidade do plano de compensação a Hinode é sim uma empresa confiável, resta saber se os produtos são de boa qualidade, mas sobre isso só os distribuidores e clientes finais da empresa podem opinar.

      Abraço!

  33. Nilso

    Muito bom o post. Essas dicas e essencial pra quem ainda não conhece o marketing multinivel.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Nilso, obrigado pela participação.

      Abraço!

  34. Paulo Roberto Pereira

    Boa noite Felipe!

    Gostaria de saber se vc já teve a oportunidade de analisar a empresa Vitalflex que comercializa aparelhos (colchões) da Nipponflex, se o sistema deles é multinível ou pirâmide.

    Abraço.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Paulo, obrigado pela participação!

      Ainda não tive a oportunidade de analisar a VitalFlex, mas se a renda obtida pelos distribuidores através do plano de compensação vier apenas pela venda do produto citado (seja para os próprios distribuidores, seja para o cliente final) é um indicativo (e não um fato) de que a empresa opera em sistema de marketing multinível.

  35. Maysa

    Bom dia Felipe .
    gostei muito do seu artigo .
    Gostaria de saber se você conhece a empresa Resvera Vitta.
    Trabalham com produtos cosmético e suco natural de Uva.
    Eu particularmente gostei muito dos produtos e da forma de marketing da empresa.
    ela chegou agora em minha cidade e região, minha mae já esta envolvida e meu noivo envolvido na Up essência que tbm e ótimo. queria tirar saber mais sobre a resvera Vitta pós me interesso a entrar.
    o que você me diz

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Maysa, obrigado pela participação!

      Ainda não conhecia esta empresa, portanto não posso opinar sobre.

      Fique a vontade para expressar sua opinião sobre os produtos, estrutura e plano de compensação em caso de aderir ao projeto da empresa citada.

      Abraço!

  36. Fatima Carvalho

    Boa noite!

    O que tens a dizer a respeito da FR Promotora??
    Tenho lido bastante sobre, mas não sei bem como funciona e se é confiável!

    Desde já, agradeço!

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Fátima, obrigado pela participação!

      Sobre a FR Promotora, creio que seja uma empresa confiável, ademais é uma empresa que está no mercado há mais de 10 anos e o plano de compensação me parece sustentável (análise rápida).

      Não considero um bom negócio por causa dos produtos oferecidos pela empresa e pelo plano de compensação, que é pouco rentável se comparado com os de outras empresas de MMN.

      Também não aprovo a forma de trabalho de uma parte (talvez a maioria) dos divulgadores da FR Promotora, pois fazem muito SPAM através do campo de comentários aqui do Blog.

      Abraço!

  37. Natália

    Olá Felipe, tudo bem?
    Você teria alguma informação sobre a Nipponflex?
    Obrigada.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Natália, obrigado pela participação!

      O leitor Paulo Roberto Pereira fez uma pergunta semelhante a sua, portanto, vou replicar a resposta:

      Ainda não tive a oportunidade de analisar a NipponFlex, mas se a renda obtida pelos distribuidores através do plano de compensação vier apenas pela venda do produto citado (seja para os próprios distribuidores, seja para o cliente final) é um indicativo (e não um fato) de que a empresa opera em sistema de marketing multinível.

      Abraço!

  38. Thiago

    O que vc acha da Boulevard Monde?

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Thiago, obrigado pela participação!

      A princípio, parece-me uma empresa cujo plano de compensação é agressivo e sustentável.

      Abraço!

  39. Gustavo

    Bom dia Felipe, você conhece o Marketing Multinível da Polishop?
    Seria uma boa escolha? Me convidaram, deram uma introdução sobre a empresa e como funciona, mas gostaria de uma opinião.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Gustavo, obrigado pela participação!

      Recomendo que leia a resposta que direcionei ao comentário da Thaise.

      Abraço!

  40. Milla

    Olá, Felipe!

    Estava pesquisando sobre o tema de MMN e sobre a empresa HINODE, da qual recebi um convite a alguns dias e encontrei o seu blog, que por sinal, é ótimo!
    Estou pesquisando, porque mesmo sabendo que para gerar dinheiro é necessário gastá-lo, não irei colocar uma determinada quantia sem saber se não é golpe.(rsrs)
    Enfim, gostaria de saber se tem alguma opinião referente a empresa HINODE de forma geral.

    Obrigada e aguardo ansiosamente um retorno,

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Milla, obrigado pela participação!

      Sobre a Hinode, recomendo que leia a resposta que direcionei ao comentário da Jennipher.

      Abraço!

  41. Mariana

    Olá Felipe,
    Gostaria de saber se você conhece a Boulevard Monde e qual a sua opnião sobre a empresa.

    Att.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Mariana, obrigado pela participação!

      Sobre a Boulevard Monde, não fiz uma análise detalhada em torno do projeto, mas parece uma boa oportunidade de negócios, haja vista que a empresa é associada a ABEVD, possui vários produtos de grande demanda no mercado ( resta saber se os produtos são de qualidade ) e também um plano de compensação robusto.

      Abraço!

  42. Joseane

    Olá!
    Conhece a Milennium Cesta de Alimentos?
    Qual sua opinião sobre a mesma?
    Abs

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Joseane, obrigado pela participação!

      Não conheço a empresa citada por você, portanto não tenho como opinar sobre a mesma.

      Abraço!

  43. michele

    Ola, sobre a empresa bortoletto o q vc teria a dizer, é confiável?
    E qual seria melhor a ABF OU ABEVD?

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Michele, obrigado pela participação!

      Sobre a Bortoletto, não me parece que seja uma empresa fraudulenta, mas me limito a fazer apenas este comentário, pois não sei muito sobre a empresa.

      Na minha opinião, não há como afirmar que a ABF é melhor que a ABEVD e vise-versa.

      A ABF é uma associação de franchising, já a ABEVD é uma associação de empresas de vendas diretas, portanto, são atividades distintas. É importante que uma empresa de MMN esteja associada a ABEVD, assim como é importante que uma franquia esteja associada a ABF.

      Se uma determinada empresa opta por trabalhar com Marketing Multinível – MMN e franchising, é importante que esta esteja associada tanto á ABEVD quanto á ABF.

      Abraço!

  44. leandro

    ola Felipe gostaria de saber se voce conhece a empresa AKMOS e o que você tem a dizer sobre ela

    att

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Leandro, obrigado pela participação!

      Sobre a Akmos, é uma empresa com dezenas de produtos em nichos de grande demanda e possui um plano de compensação robusto.

      Não conheço a qualidade dos produtos da Akmos, mas partindo do ponto de que sejam de boa qualidade, pode ser uma boa oportunidade de negócio.

      Abraço!

  45. Herbeth Junior

    Amigo pode-me dizer sobre a MS PARIS ? SE É (PONZI) SE ELA É LEGAL .. estou em duvida se entro ou não ! desde já agradeço !

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Herbeth, obrigado pela participação!

      Não posso opinar sobre a MS Paris, pois não conheço os produtos e plano de compensação da empresa.

      Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *