Charlatões do MMN

Neste artigo falarei sobre ética nos negócios de MMN (Marketing Multinível).

Não sei se já aconteceu com você, mas tem alguns cidadãos por aí que indicam sistemas mirabolantes pra gente e sem um pingo de ética e responsabilidade, prova disso sou eu, que fui ”vítima” de um desses charlatões, logo quando fui iniciar no marketing de multinível, também conhecido como marketing de rede, ou mmn.

O cidadão em questão, me apresentou a ”oportunidade” da empresa X… O problema é que, ele encheu tanto ”a bola” da empresa X que eu acabei sendo ”inocente” e por ser iniciante na época, acabei por me deixar levar num ato meio que de alienação, ou seja, o que ele disse eu acreditei, achei que a tal empresa realmente era muito boa. Depois ele me mostrou os ganhos dele em 1 mês nesta empresa, foram ganhos um pouco altos, pouco mais de 2.000 dólares pra ser mais exato, sendo que ele estava na empresa há 2 meses.

Teve uma citação dele que eu realmente fui muito inocente de ter acreditado… Pasmem, mas, o sujeito me disse que o tal sistema era como o facebook, que era só registrar e que todos ganhariam dinheiro.

PS: Eu nem sabia mexer no facebook direito, mau sabia o que era, então me deixei levar também por isso, na verdade a própria empresa X faz um certo ”marketing sujo” sobre si própria, acho que foi um erro muito bobo meu, mas acontece, afinal, ninguém nasce sabendo…

Uma coisa que eu achei muito errada da parte deste cidadão, é que ele não me disse em momento algum o que é de obrigação de qualquer patrocinador ético, me refiro á isso:

[quote]”Esses ganhos são meus, não é porque eu ganhei isso que você também vai ganhar, eu não posso garantir que você vai ganhar este valor, nem mesmo que você vai ganhar algum valor nesta empresa, isso depende do trabalho individual e dedicação de cada um.”[/quote]

Na minha opinião, é obrigação de qualquer patrocinador ético alertar seu possível downline sobre isso, e não foi o que aconteceu comigo. Aliás, este cidadão ainda me disse que eu em pouco tempo estaria ganhando o mesmo que ele, e ainda veio falando sobre o tal ”transbordamento”, sim, a ”fantástica matriz forçada” em que segundo ele, eu receberia várias pessoas na minha ”rede” mesmo sem indicar ninguém. Isso pode até funcionar, mas agora com a experiência que adquiri eu prefiro não me preocupar com esses fatores de transbordamento, prefiro apenas fazer meu trabalho de forma ética e ensinar meus downlines a fazer o mesmo.

Bom, eu como estava mesmo precisando muito naquele momento, fiquei logo ”louco” e logo quis entrar no tal sistema, acontece que, eu era muito ”leigo” na época, não sabia nada sobre multinível, já sabia do conceito mas não tinha nenhuma experiência com o mesmo.

No final das contas eu acabei me esforçando bastante e não tive resultado algum, acabei então por me desligar daquela empresa e fechei minha conta.
Agora, já com uma certa experiência e após ter aprendido algumas coisas importantes eu cheguei a conclusão de que aquela empresa não era nada boa, e que alguns pilantras por aí é que fazem ”a fama” da mesma, nem um bom produto ela tem, na ocasião é uma espécia de ”serviço”, eles (distribuidores) dizem que tem um ótimo serviço e que todos precisaram deles (serviços), eu discordo completamente, são serviços ”comuns’‘ que não tem nada demais, e vou mais além, tem muitos serviços por aí que são ”gratuitos” e são muito melhores que os deles.

Conclusão!

Diante do que eu disse aqui neste rápido artigo, tenha muito cuidado com todos estes charlatões espalhados por aí pessoal, não sejam tão inocentes como eu fui quando iniciei no mmn, pesquise muito bem a empresa que você se interessar, analise mesmo, veja se tem um bom produto, se realmente é um produto que pode vender bem, se é realmente um produto de utilidade (seja ele na área de saúde e bem-estar ou qualquer uma que seja.) pesquise a fundo sobre a empresa, se tem reclamações oficiais, quem está por trás da mesma, e claro, não podemos esquecer do plano de compensação.

Pergunta:
1 – Você já caiu na lábia de algum desses charlatões?  Conte-nos sua experiência com o MMN e as empresas que você participa e/ou já participou!

Uma dica extra: Algumas pessoas tem me perguntado qual o curso que recomendo atualmente para quem deseja obter uma renda extra - principal na Internet e fora dela. Aqui está a minha resposta: o curso que recomendo é este aqui.

Fique atualizado!

Receba atualizações, artigos e dicas sobre Marketing Digital e Marketing Multinível (é grátis).

Assine agora!

Leia também

World PreLaunch – O que é? É Fraude? Pirâmide? Funciona?

A World PreLaunch tem feito muito barulho na internet nas últimas semanas e, como venho …

3 comentários

  1. Edson

    Parabens Pelo Artigo !!!

  2. Nilso

    Bom mesmo seu artigo. infelizmente é o que acontece. Muitas empresas e empresários muito mal intencionados e querendo tirar dinheiro das pessoas serie que precisam ter uma renda extra.

    • Felipe Viana (Autor do Blog)

      Olá Nilso, obrigado pela participação.

      Na minha opinião, isso é falta de ética por parte tanto das empresas quanto dos distribuidores.

      Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *